03/03/2009

/// Grundtvig Learning Partnership Porto Seminar

A Fundação de Serralves organizou de 24 a 27 de Fevereiro a edição deste ano do Grundtvig Learning Partnership*, um encontro dos departamentos de educação dos museus mais representativos da Europa que tem como tema a relação do museu com os jovens e a sociedade a vaiados níveis. O programa contou com um seminário, tendo a moov sido convidada para apresentar a sua experiência no âmbito do Case Study Tecer a Cidade, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian entre 2005 e 2008. Enfrentar o frio do Oriente e apanhar o comboio das 10:09 para a Campanhã em vésperas de Porto-Sporting não se afigurava nada fácil. Puro engano, fomos bem recebidos num ambiente de trabalho informal. Tivemos assim a oportunidade de apresentar o trabalho desenvolvido e, em diálogo aberto, analisar alguns dos mecânimos e metodologias de interacção adoptadas com os jovens dos Centros Educativos bem como os resultados e a verdadeiras implicações deste(s) programa(s) que vão desde: a nossa experiência pessoal; a mais valia residual que ficou para cada um dos (poucos) jovens que a ele tiveram acesso; a sustentabilidade deste tipo de iniciativas e a sua verdadeira influência, não esquecendo as implicações politicas e sociais. Em vez de um seminário convencional, com intervenções longas e dolorosas, houve uma sessão de trabalho bastante produtiva.

NZA
* Grundtvig Learning Partnership European Museum Education and Young People: A critical enquiry
Contemporary art galleries and museums are spaces where learning takes place. This is a multi-layered, complex and dynamic experience. One of our objectives within the European Learning Partnership is to share, research, develop and disseminate effective methodologies in the field of contemporary gallery education in order to build a community of critical enquirers. In an increasingly globalised world it is essential to address the local and to think about what is context-specific. This involves addressing common values and reflecting upon what we can learn from others. By sharing expertise at different levels and working in close collaboration with partners we can contribute to improving young people’s cultural engagement in a more challenging and consequent way: working with art can support discussion and debate about issues such as diversity, social engagement, citizenship and the environment, enhancing the possibility of a deeper intercultural dialogue.

0 comments: