01/03/2012

/// BLOWER VAC

(PT) A máquina pneumática é um objecto mecânico que tem como função criar vácuo, através da sucção de ar do interior de uma campanula de vidro, para a realização de experiências químicas. Interessou-nos esta propriedade do objecto em criar vazio, de estarmos perante uma máquina cujo principal objectivo era produzir ausência.

Blower Vac é uma instalação que utiliza o ar como matéria de transformação do espaço e como detonador da mensagem através da sua presença ou ausência . O público é convidado a interagir com um dispositvo eléctrico transformado que aspira ou sopra ar. Essa movimentação alternada de ar provoca o enchimento ou esvaziamento de duas bolsa de tecido que incorporam em si duas mensagens distintas que só podem ser visualizadas à vez uma vez efectuado o respectivo processo de insuflação ou desinsufluação.

Dimensões: 110 x 100 x 50cm
Material: Aspirador eléctrico, tecido elástico
Objecto quimico interpretado: Máquina Pneumática

Blower Vac foi apresentado na exposição Visões da Química no Campus da Caparica da Universidade Nova que terminou ontem e que pedia a um grupo de sete artistas - Miguel PalmaAna Romana & Susana Anágua, Ana Vasconcelos, Enrique Williams, Helena Abrantes, Miguel Faro, Miguel Palma e MOOV - um novo olhar sobre objectos históricos usados em laboratórios químicos.




0 comments: